INDICAÇÃO n° 002/2017

INDICAÇÃO DE SESSÃO SOLENE PARA MONÇÃO DE APLAUSO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Senhor Presidente,

Sugiro a Vossa Excelência, nos termos regimentais, a realização de Sessão Solene a ser realizada no dia 08 de março de 2017, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

JUSTIFICATIVA

No dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada.

Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857.

Somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas). Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

De acordo com dados da Fundação Carlos Chagas, no período de 1981 a 1998, o crescimento das mulheres economicamente ativas no país foi de 111%, enquanto que dos homens o crescimento foi de 40%. Atualmente, a parcela feminina representa 41% da população economicamente ativa, com 30 milhões de mulheres no mercado de trabalho. No setor educacional, a ascensão da mulher revela-se na presença de 57% dentre os estudantes do 2º grau e de ensino superior.

Mas entre as flores desse novo cenário, também existem pedras e grandes desafios a serem vencidos. Neste novo milênio, as mulheres irão enfrentar o aumento das disparidades do poder econômico e do acesso aos serviços de saúde. Por esta razão é preciso que se encontrem caminhos que ampliem o acesso e garantam a igualdade de direitos no que diz respeito ao cuidado da saúde. Numa sociedade global na qual vivemos, as condições de vida, de cultura e de trabalho deverão se integrar às condições de saúde, resultando num quadro social norteado pela igualdade e pela justiça.

Para tanto, solicito a realização de Sessão Solene no Plenário da Câmara e como indicação homenagear neste ano as mulheres trivelatenses que participaram da realização do Projeto Hora do Conto realizado há oito anos, 2009 a 2016,  justificando que são mulheres, mães , empreendedoras, batalhadoras, algumas  pioneiras do município e que com sua história contribuíram para deixar registros na história de Santa Rita do Trivelato através dos 5 livros publicados no projeto Hora do Conto, como também são exemplos de incentivo a leitura, a convivência e de simplesmente Mulher.

Segue abaixo a lista das mulheres que participaram e participam da Hora do Conto:

1-Alzira Ferron

26-Soraia Antonia Onofre

27- Soraia G. P. da Silva

28- Teodozia koss

29-Verginia de Melo ( In Memoriun)

30-Wilma Kleme

Nada mais, externo meus votos de estima e apreço.

Câmara Municipal de  Santa Rita do Trivelato, 14 de fevereiro de 2017.

Nelci Venturini Dall’Óglio

Vereadora