Na útima sexta 28/07 o Presidente da Câmara de Vereadores, Joao Francisco Batistela o Prefeito Municipal Egon Hoepers e o Secretário de Administração Luciano Polleto, participaram de Audiência Pública em Nova Ubiratã para solucionar o problema e retornar a obra da BR-242, em Nova Ubiratã (490 km ao Norte de Cuibá)

O Governador Pedro Taques destacou que a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) tem feito licenciamento em tempo recorde e disse esperar a mesma agilidade do Governo Federal. "Não é possível que uma licença ambiental demore 10 anos para ser liberada", ressaltou.

O governador também agradeceu a população local pelo apoio que tem dado ao Governo do Estado, como no caso da doação à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), dos projetos de construção de rodovias na região. Lembrou, ainda, o compromisso de ligar Sete Placas e Santiago do Norte à MT-130.

O vice-governador e secretário de Estado de Meio Ambiente, Carlos Fávaro, destacou que a BR é fundamental para o desenvolvimento de Mato Grosso e colocou a Sema à disposição, caso as licenças ambientais sejam levadas ao Estado. "Se conseguirmos levar esse licenciamento para a Sema, seremos rápidos e em 60 dias ele estará pronto. Daí fica a cargo do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) dar a ordem de serviços e concluir essa obra", afirmou.

O presidente da Frente Parlamentar da Agricultura, deputado federal Nilson Leitão, falou que as regiões Médio-Norte e Norte de Mato Grosso sofrem muito quando o assunto são obras estruturantes. "A BR-242 é tão importante para Mato Grosso e podemos comparar com o que foi a BR-163 há 30 anos atrás", destacou o parlamentar.

O prefeito de Nova Ubiratã, Valdenir José dos Santos, frisou que a obra é de extrema importância para a região, porque colocará o Médio-Norte em um novo patamar de desenvolvimento.

“Não podemos mais aceitar que uma obra tão importante como essa continue para”, afirma. O gestor ainda destacou a importância da ‘Comissão Permanente’, composta pela classe produtora, empresários, sindicatos rurais, prefeitos e vereadores.

“A conclusão da BR-242 é um sonho antigo e que hoje está sendo colocada em prática graças a união de dezenas de pessoas, homens e mulheres que acreditam nessa cidade promissora que escolhemos para morar”, assinala Valdenir.

O senador Cidinho Santos destacou que vai trabalhar com os outros dois senadores de Mato Grosso, fazendo as articulações necessárias em Brasília (DF), principalmente no Ministério dos Transportes, a fim de agilizar a questão.

Representando o ministro dos Transportes, Maurício Quintela, o diretor do Dnit, Luiz Antônio Garcia, disse que a BR e as oito pontes que ainda faltam são prioridades do órgão e estão inseridas no programa Avançar, do Governo Federal, com prazo de conclusão em 2018. Segundo ele, os recursos estão disponíveis para a construção das pontes.

Também representando o Governo Federal, o secretário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, disse que é importante a construção da rodovia para garantir o escoamento da safra. Para ele, é preciso andar em conjunto, fazendo um trabalho estratégico. "Vamos trabalhar duro para viabilizar a 242", garantiu o representante do ministro Blairo Maggi.

O deputado estadual Sebastião Rezende agradeceu ao governador pela articulação junto à Presidência da República. "Não há como concluir essa rodovia sem o envolvimento do Governo Federal. Parabéns ao governador Pedro Taques por essa iniciativa", disse.

Já o líder do Governo na Assembleia Legislativa (ALMT), deputado estadual Dilmar Dal Bosco, destacou que o Governo de Mato Grosso, por meio da Sinfra, vem trabalhando muito pelo BR-242, como a construção de ponte sobre o Rio Arinos e pavimentação e reconstrução dos trechos que precisam. O parlamentar garantiu apoio da Assembleia Legislativa ao projeto de ligação com a Bahia.

Também participaram da Audiência Pública os deputados estaduais Zeca Viana, Janaina Riva e José Domingos Fraga. O deputado federal Victório Galli também participou do encontro. Do Governo, participaram o secretário de Trabalho e Assistência Social, Max Russi, e o secretário-executivo da Sema, André Baby.

A BR-242 teve o primeiro projeto feito pelo Exército Brasileiro, e parte das licenças feitas pela Sema. A outra parte foi feita pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), porque fica em área próxima ao Xingu. O projeto e a revisão foram bancados pelo setor produtivo do estado, por meio do Movimento Pró-Logística. O principal problema está no trecho que liga o distrito de Santiago do Norte a Querência, por conta das licenças na Fundação Nacional do Índio (Funai) e no Ibama.

No estado de Mato Grosso, a BR passa por Brasnorte, Itanhangá, Ipiranga do Norte, Sorriso, Distrito de Caravágio, Nova Ubiratã, Distrito de Santiago do Norte, Gaúcha do Norte e Querência. A obra vai beneficiar o escoamento da produção de 30 municípios mato-grossenses.

Logo após a audiência em Nova Ubiratã o Prefeito recebeu em Santa Rita do Trivelato a visita do deputado federal Victório Galli onde foi servido um jantar com  Vereadores e Secretários.

Fotos: E. Siqueira

Fonte: http://www.novaubirata.mt.gov.br/imprensa/noticias/728/

Demais fotos você encontra em nossa pagina do Facebook :  https://www.facebook.com/santaritadotrivelato/