Para atender a legislação, os municípios devem elaborar ou adequar os Planos de Carreira e Remuneração – PCR dos profissionais da educação. Para cumprir a exigência, poderão contar com o assessoramento da Rede de Assistência Técnica para o Plano de Carreira e Remuneração de Mato Grosso.  A principal função da Rede é desenvolver atividades de formação dos gestores de educação e das equipes responsáveis pela elaboração, adequação e gestão de planos de carreira e remuneração.  O tema será tratado durante a 1ª Marcha dos Prefeitos e Vereadores, que será realizada nos dias 10 e 11 de julho, em Cuiabá.  As inscrições para o evento  podem ser feitas no site www.amm.org.br

O PCR será abordado pelo coordenador estadual da Rede de Assistência Técnica em Mato Grosso, Alfredo Ojima, no dia 10 de julho. Segundo Ojima,  a Rede foi criada por meio de uma parceria entre o ministério da Educação, Conselho Nacional de Secretários de Educação – Consed e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime. A Rede é constituída pelo coordenador estadual e três técnicos que vão auxiliar os municípios na elaboração do Plano de Carreira e Remuneração ou na adequação do PCR já existente.

Alfredo explicou que para fazer parte da Rede e receber o assessoramento técnico, é necessário que o município assine um termo de adesão. “Mais da metade dos municípios já fizeram a adesão  e estão trabalhando nos planos”, explicou o coordenador, que durante a Marcha dos Prefeitos vai reforçar a importância dessa ferramenta de gestão que está à disposição dos prefeitos, de forma gratuita. 

A Marcha dos Prefeitos e Vereadores contará com a presença de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, representantes dos poderes constituídos, entre outras autoridades. A programação inclui Sessão da Comissão Mista do Congresso Nacional que trata das Mudanças na Lei Kandir, ciclo de palestras sobre temas municipalistas, assinatura de termos de cooperação técnica, oficinas paralelas para secretários municipais, secretários executivos dos consórcios e equipe técnica, inauguração da reforma e ampliação da AMM, palestras temáticas para prefeitos e vereadores,  Sessão Especial da Assembleia Legislativa com a participação dos Prefeitos, entre outros. 

Por AMM