Durante a 8º Sessão Ordinária, segunda-feira dia (15/05) em Santa Rita do Trivelato a Vereadora Nelci Venturini Dal O’glio fez o uso da tribuna trazendo a comunidade assuntos relacionados à educação.

Quando se refere à educação de jovens e adolescentes se cria um pouco de preocupação. A vereadora também comenta a diminuição de jovens na escola Estadual Candido Portinari por não ter Ensino Médio Técnico.

A vereadora com grande esforço e insistência indo várias vezes na SEDUC (secretaria de educação) e conversando sobre a situação preocupante da diminuição de alunos pela falta de ensino médio técnico da Escola de Trivelato Candido Portinari.

A SEDUC (Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer) tem a missão de garantir à sociedade uma educação com qualidade social, que proporcione ao aluno a aquisição de conhecimentos historicamente acumulados, competência e formação de valores, conquistado em um ambiente democrático e de valorização humana.

Teve uma tentativa por parte de o município desenvolver uma parceria com a Escola Agrícola do Ranchão (distrito de Nova Mutum), infelizmente não foi possível.

Há um tempo o governo lançou o programa chamado MEDIOTEC (Ensino Médio Técnico), é quando o aluno faz o curso técnico integrado ao ensino médio e estuda por período integral. A Candido Portinari também não foi contemplada nesse período sendo disponibilizado para o próximo ano (2018).

Feitas justificativas, a Escola Candido Portinari finalmente foi contemplada com o MEDIOTEC a partir de agosto (08/17) o curso terá duração de um ano e meio e serão destinados alunos que estão cursando o 1° e 2° ano do Ensino Médio. O aluno concluíra junto ao ensino médio um curso técnico profissionalizante, assim estando disposto ao mercado de trabalho.