Na manhã de terça-feira (02/05) compareceu a 7º Sessão Ordinária em Santa Rita do Trivelato a Secretária Senhora Adriana Nogarolli Borsato, onde fez uso da tribuna para prestar aos vereadores e a população o que foi priorizado dentro da Secretaria de Assistência Social nesse primeiro quadrimestre do ano .

O CRAS (centro de referência à assistência social) proteção básica de Santa Rita do Trivelato; O conselho tutelar; A oficina de costura o projeto “costurando o amanhã”; A academia onde acontecem as aulas de tae-kwon-do e a capoeira.

Os Conselhos das Secretarias: que é o Conselho do Idoso, o Conselho das Cidades, o Conselho das Secretárias de Assistência Social e o Conselho da Criança todos são órgãos ligados à Secretaria de Assistência Social. Destacou também; A equipe que trabalha na assistência social é constituída da seguinte maneira: Secretária; Assessora de Secretária; Coordenação do CRAS; Psicóloga; Assistência Social; Orientadora Social; Gestora do Sistema Bolsa Família; A equipe de apoio que é a parte da Limpeza; Instrutor de Corte e Costura; Instrutor de Violão; Instrutor de Capoeira; Recepcionista; E a Secretaria de Secretárias.

Esses conselhos e como se fossem fiscais, é um órgão, tendo fiscais em diversos pontos da cidade que são distribuídas dentro do conselho.

A bolsa família também está ativa com o atendimento psicossocial individualizado, visitas domiciliares, concessão de benefícios eventuais, grupo de serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, grupos do PAIF (Programa de Atenção Integral a Família) e oficina de costura. A secretaria de assistência social fez 101 visitas domiciliares que são visitas com a Psicóloga, Coordenadora e a secretária. A assistência social por intermédio do CRAS fez 398 visitas individualizadas. Inclusão e atualização do cadastro único foram feitos 50 inclusão no cadastro único. Esses grupos foram atendidos em quatro meses 472 pessoas onde todos os dias o CRAS está à disposição a população.

Participação de palestras e oficinas a assistência social teve 378 participações de pessoas. Na Bolsa Família, 142 pessoas ( números que podem sofrer modificação). As famílias cadastradas no cadastro único em Santa Rita do Trivelato giram em torno de 539 pessoas. Sabendo que o cadastro único não é bolsa família.

A secretaria de assistência social se colocou a disposição para qualquer esclarecimento.

Fonte: Hellys Santos ASSCOM

Fotos: Hellys Santos