Na ata de numero 003/2017 da 3º sessão Ordinária do dia 06/03 (segunda-feira) foi posto em debate a importância do congresso no qual participaram os vereadores Ezequiel da Silva Costa, Wanderson Pereira Dias, e Rosalina de Sousa Oliveira.

A vereadora Rosa ressaltou que é importante para eles que estão iniciando como vereadores. O congresso de Mesas Diretoras debateu a modernização cidadã e profissionais das Câmaras Municipais.

A INTERLEGIS é um programa do estado brasileiro financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e administrado pelo Senado Federal, ela tem missão integrar e modernizar o poder legislativo nos níveis municipal, estadual e federal.

A FENALEGIS desenvolve capacitações direcionadas aos servidores dos legislativos municipais de todo o Brasil, eles fazem um trabalho com os funcionários das casas de leis e os vereadores.

A INTERLEGIS e FENALEGIS  promoveram esse encontro, para capacitar e informar os membros das mesas diretoras a fim de aplicar os objetivos de integração e modernização nas câmaras municipais.

 

 Segundo ressaltou a Vereadora Rosalina "na abertura do Congresso o Senador Jose Pimentel, que também é o 1° secretario da mesa diretora do senado federal, ressaltou que é fundamental que as câmaras municipais devem estar envolvidas no tema da previdência, onde é um tema que esta sendo discutido no nosso país, mas que ainda pouco está sendo divulgado, Rosalina evidenciou também o dever que os vereadores tem de se envolver no mesmo. Acrescentou também que é uma mudança muito grande que vamos ter no nosso país".

 

Abaixo alguns palestrantes que palestraram durante o congresso.

O sociólogo Antonio Hassaince enfatizou que a necessidade do atual vereador como, por exemplo. Ter uma atitude diferente dos parlamentares anteriores; políticas mais honestas e resultados claros; o município é à base da federação; o município tem um papel crucial na política social.

 O Florian Madruga presidente da ABEL, associação das escolas do legislativo, focou na qualificação das pessoas, onde o caminho é a educação; o servidor bem capacitado trata bem a questão da sua comunidade; capacitar não é gerar despesas é investimento.

 O Paulo Roberto Viegas abordou a questão das ferramentas digitais, hoje nos temos muitos meios de comunicação e nós temos que utilizar esses meios de comunicação ao nosso favor, a favor dos vereadores da câmara, dos prefeitos, para divulgar o nosso trabalho, ele comentou também da transparência e da produtividade legislativa.

 O Cristiano Ferrer, diretor do laboratório hacker da câmara dos deputados, defendeu o movimento mais efetivo do legislativo em geral na direção da transparência, na câmara dos deputados e no senado têm um setor que é dos hackers, que são especializados em fazer trabalhos na informação sendo assim colocou três desafios.

 A informação;

 A comunicação e

 A tecnologia;

Implantar

Curiosidade criativa;

Diversão;

Acompanhar a juventude criando um linguajar pratica e atual.

Visitas nas dependências da câmara dos deputados para conhecer a estrutura do legislativo.

Palestra com Alexandre Franco, da rede legislativa explicando como cada câmara municipal pode obter sinal de radio FM e TV digital, melhorando sua capacidade de comunicação legislativa.

O deputado Arnaldo Faria de Sá enfatizou que os vereadores precisam estar envolvidos nos debates nacionais sobre a reforma da previdência, que afetara diretamente os municípios.

Na ultima palestra com o ministro Augusto Nardes do TCU, o mesmo comentou de sua trajetória política que aos 19 anos foi eleito vereador e completando sua fala completou com uma frase no qual chamou a atenção da vereadora.

“O foco do vereador não deve ser criar leis, mais sim trabalhar para que os direitos do cidadão sejam cumpridos fiscalizando as leis que já existem”.

 

O vereador Wanderson Pereira Dias falou também sobre o primeiro Congresso da mesa diretora das Câmaras municipais, a “Rosa muito sábia nas palavras fez um resumo e não tem muito que falar o que me fortaleceu politicamente desde a abertura com o senador Jose Pimentel e o ministro Augusto Nardes é que a política esta passando por um momento delicado, como a reforma da previdência, mas vou procurar estudar e profissionalizar como me profissionalizei no trabalho” disse também “foi dois dias de muito aprendizado e saber o direitos e deveres que possa se fazer uma boa vereança em beneficio da comunidade trivelatense”.

Vereador Ezequiel explanou. "Teve um bom proveito e parabenizamos a pessoa que é o presidente da câmara juntamente com sua equipe seus colaboradores no momento que viu o convite da FINALEGIS para poder encaminhar os participantes dos seminários da câmara do município ele se prontificou de encaminhar de todos aqueles que representaram a mesa da câmara Municipal de Santa Rita do Trivelato na qual foi a pessoa da vereadora rosa o vereador Wanderson e a minha pessoa vereador Ezequiel na qual eles fazem parte do quadro da mesa diretora da Câmara de Santa Rita do Trivelato e importante destacar que aprendemos muita coisa, inclusive a mesa diretora do nosso município hoje ela ta capacitada para dar qualquer apoio principalmente para o servidor da câmara municipal e nos como vereador queremos um câmara municipal atuante nos temos que agregar valores aos servidores por fazerem funcionar o órgão público. Porque se você trabalha com os servidores trabalham valorizados com seus benefícios e seus salários todos em dia ele vai agregar um valor muito grande e para dar um respaldo para o vereador tanto quanto para a mesa diretora quanto os demais vereadores para transmitir para sociedade o quanto a câmara municipal e a casa da população. Então foi um momento muito importante que aprendemos  e resumindo a FINALEGIS vem trabalhando com todas as câmaras deixando aberto para todos os vereadores .e uma escola que ta trazendo benefícios para o nosso município não só para o nosso mais a nível de todo Brasil."

 

“Se possível resumir toda a definição em uma só palavra com certeza seria cidadania pois o publico final da nossa câmara Municipal e a nossa sociedade.”

O aprendizado que os vereadores tiveram nesse encontro,   é de  que é necessário passar para a nossa comunidade  que o objetivo principal é divulgar as ações que a câmara promove  e mudar a visão que o cidadão tem dos vereadores.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Hellys Santos 

Fotos: Hellys Santos - ASSCOM