A Caravana da Transformação é saúde, cidadania e também ciência, tecnologia e inovação. Games, drones, óculos de realidade virtual e robótica aguçam a curiosidade de crianças, jovens e adultos que passam pela edição de Jaciara. O objetivo vem sendo alcançado: popularizar a ciência e despertar na nova geração o gosto por tecnologia, inovação e empreendedorismo.

Realizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec) em parceria com o Instituto Jovem Empreendedor, o projeto leva para a Caravana e também para escolas da rede pública de ensino palestras sobre empreendedorismo e uso da tecnologia para empreender. Paralelamente são realizadas oficinas, como de pilotagem de drones e robótica.

Há também os óculos de realidade virtual, um dos equipamentos que mais chama a atenção do público que passa pela tenda da Secitec na Caravana. Trata-se de um grande “óculos” com um celular acoplado internamente. Por meio do equipamento, são produzidos efeitos visuais e sonoros que permitem a imersão do usuário nesse ambiente virtual.

Aos 21 anos, Suellen Ribeiro nunca tinha visto essa tecnologia de perto. Com um olhar desconfiado, primeiro observou outras pessoas utilizando o aparelho antes de se “arriscar”. E não se arrependeu. “É uma realidade mesmo, parece que você está lá dentro. Dá frio na barriga”, descreveu.

Coordenadora de popularização da ciência da Secitec, Lectícia Figueiredo explicou que o projeto faz parte de um grande programa da pasta, que consiste em estimular nos jovens o gosto pela ciência e incentivá-los a participar das feiras realizadas pelas escolas e até mesmo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, evento que acontece anualmente em quase todos os estados, inclusive em Mato Grosso. “É também uma forma de fomentar o empreendedorismo nessa área”, reforçou.

Os irmãos Davi, 07, e Miguel Dourado, 04, adoraram o equipamento. Depois de observar várias crianças da mesma idade curtindo a tecnologia, ficaram ansiosos por conhecer o tal óculos. Foi diversão na certa. Para o pai, Evandro Dourado, 36 anos, a oportunidade de ter contato com equipamentos de alta tecnologia só tem a acrescentar na vida dos filhos. “A tecnologia é o nosso futuro e esse tipo de ação estimula o gosto por essa área, a criatividade, a curiosidade. É ótimo”.

A parceria entre Secitec e o Instituto Jovem Empreendedor chegou a 30 mil crianças e jovens apenas em 2016. Foram oficinas, workshops, palestras e outras atividades para incentivar atitudes empreendedoras. Nessa sexta-feira (27.01), por exemplo, a Caravana da Transformação recebeu a palestra show “Empreendedorismo e tecnologia que transforma e ensina a transformar 10 reais em 100 reais”.

Curso EAD

Durante a Caravana da Transformação de Jaciara a Secitec também realiza pré-matrícula para interessados no curso de Operador de Computador, no formado Educação à Distância. O curso é parte de um projeto de transferência de conhecimento e tecnologia, resultado da parceria entre a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o Governo do Estado.

O curso é gratuito, 100% via internet e o aluno faz seu próprio horário, ou seja, estuda hora que estiver disponível e de onde estiver, basta ter acesso a um computador conectado à internet. O certificado é emitido pela UFMT e o conteúdo é considerado referencia no estado.

 

FONT: http://www.mt.gov.br