altAconteceu no ultimo dia 23, às 19:30 horas, no  Plenário da Câmara de Vereadores, reunião entre representantes do Legislativo, Secretária de Saúde, Servidores e Conselho Municipal de Saúde.

Estiveram presentes os vereadores Vandir Matschinske, Cleiton Martinelli Taborda e Claudeci Maria da Silva, que juntamente com o Secretário de Saúde Jair Roberto de Souza, representando da Secretaria Municipal de Saúde, o Presidente do Conselho Municipal de Saúde Enfermeiro Leonardo Francisco de Carvalho, e demais membros, Secretária Executiva dos Conselhos, os Médicos Wendel Assunção de Araujo Lima e Katicilene Maria Luiza Roberto Castilho, tendo como pauta da reunião os Plantões Médicos e de Enfermagem.

Segundo os representantes da Secretaria de Saúde Jair Roberto de Souza é inviável financeiramente a implantação dos plantões médicos presenciais, já que os mesmo necessitariam de  equipe completa.

O presidente do Conselho de Saúde Leonardo Francisco de Carvalho,alt apresentou planilha base, do valores referente a implantação dos Plantões Presenciais destacando o impacto financeiro que isto representaria, tendo em vista que houve um consenso entres os Profissionais de Enfermagem, que caso haja plantão presencial médico os mesmo exigem haja equipe completa no plantão presencial incluindo: Técnico de raio X, Bioquímico, Auxiliar de Relatório, Zeladora, Recepcionistas, Vigia, Técnica de Enfermagem, Cozinheira e Assessor de Secretária.

A proposta da Vereadora Claudeci Maria da Silva é a presença Médica nos plantões do Pronto Atendimento, sendo o que a mesma tem cobrado em tribuna pois foi promessa de campanha do atual prefeito. As cobranças se dão tendo em vista as altconstantes reclamações de usuários do Serviço de Saúde, que alguns plantonistas se recusam a chamar o médico. Segundo a vereadora não é algo impossível, e que garantiria a população atendimento satisfatório e de qualidade.

O vereador Vandir Matschinske destacou que o objetivo da reunião seria juntos encontrarem saídas, pois enquanto representantes do povo, são cobrados constantemente, e solicitou alguns esclarecimentos e que a equipe use de bom senso, pois existem casos que precisam de um olhar diferenciado, devendo ser levado em consideração, o histórico do paciente.

O Vereador Cleiton Martinelli Taborda, acrescentou ao debate a observação da necessidade de se buscar melhorias, uma delas a presença de médicos nos plantões. Destacou a importância do primeiro atendimento, de se ter sensibilidade no acolhimento e orientação dos pacientes, e o façam da melhor maneira possível.

alt

Diante disso, ficou acordado entre todos os presentes que será analisada a possibilidade de se realizar plantões semi presenciais, onde o médico estaria no Pronto Atendimento até as 22:00 horas e após esse horário, permaneceria de sobre aviso, a Vereadora Claudeci Maria da Silva, fez uma Contra Proposta, de manter presencial os Médicos e Enfermeiros e o restante da equipe permaneceria de sobre aviso,  também se comprometeu a realizar consulta nos municípios vizinhos para balizamento de valor dos plantões, e após realizar nova reunião.

FOTO/ ASSCOM