alt“É a primeira vez que o governo abre espaço para o legislativo municipal e tenho certeza que ao final do dia teremos boas respostas às necessidades dos municípios, é um grande passo para a transformação do nosso estado”, disse a presidente da União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (UCMMAT), durante o 1º Encontro com os Vereadores de todo o estado, que ocorre neste momento no Hotel Fazenda Mato Grosso.
 
O intuito do encontro é promover um diálogo entre o Governo do Estado e o Parlamento Municipal, elencando os principais problemas de cada região. O governador Pedro Taques (PSDB) em seu discurso destacou o governo está aberto ao diálogo e agendou o segundo encontro para o próximo ano. “Já determinei a nossa equipe para que este encontro vire rotina e o próximo será em março de 2016 com a presença de todas as secretarias".
 
Taques salientou a importância do trabalho do vereador para o processo político e na administração pública. "O vereador é a primeira autoridade que a população procura e iremos buscar concretizar as políticas públicas junto com eles. O Brasil está mudando e Mato Grosso também, porque a população exige essa mudança. Quem não estiver alinhado com isso ficará fora do processo", disse.
 
No evento, a Mesa Diretora da Ucmmat entregou uma placa ao governador em homenagem ao trabalho realizado pelo Estado aos municípios. Taques também recebeu diversas moções de câmara de vereadores de diversas regiões do Estado.
 
O presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf, destacou a necessidade de união entre os membros do Poder Legislativo. “Nunca estive num evento como este, onde o governador e sua equipe dedicam um tempo para atender aos vereadores, isto mostra a vontade de mudar, de transformar o estado”, disse Maluf.
 
Cloves de Almeida Junior, promotor de justiça, ressaltou o papel do Poder Legislativo para o fortalecimento da democracia brasileira. Juntamente com o promotor de justiça Roberto Turin, apresentou o projeto "Proposta Republicana", para adoção de propostas legislativas. Turin entregou simbolicamente para a presidente da UCMMAT, vereadora Edileusa Ribeiro, uma cópia do projeto, que será encaminhado para todas as Câmaras de Mato Grosso.
 
O encontro contou com a presença de diversas autoridades, entre eles secretários de Estado, deputados estaduais e promotores de Justiça. Neste momento, os vereadores acompanham palestras com o secretariado do Governo.
 
Atualizada: 14:00
 
Fonte: Dayane Senna
Ascom/UCMMAT