O Tribunal de Contas de Mato Grosso capacitou 100 controladores internos de MT na manhã desta sexta-feira (258/11). O evento ocorreu na Escola Superior de Contas e teve como objetivo apresentar o resultado da avaliação do sistema de controle interno dos municípios e debater ações para a melhoria deste trabalho nas organizações municipais. De acordo com o presidente do TCE-MT, o conselheiro Waldir Teis, "a capacitação traz uma atualização da jurisprudência para que os profissionais que atuam na área possam estar atentos às soluções legais e, assim, evitamos erros que poderiam levar a multas".

Na oportunidade, ainda foram discutidos os resultados do relatório de auditoria especial de avaliação dos sistemas de controle interno do Poder Executivo dos municípios. O documento foi julgado na sessão plenária do dia 25/11, relatado pelo o conselheiro Valter Albano. Os itens avaliados dizem respeito à posição, às atribuições e à independência das Unidades de Controle Interno (UCI) na estrutura organizacional e governança corporativa do Poder Executivo. Outro aspecto avaliado foi a existência e a adequação das normas de rotina e de procedimentos de controle dos sistemas administrativos da organização.

"A preocupação em orientar atende aos anseios destes profissionais e reconhecemos no TCE-MT um parceiro no fortalecimento do controle interno" HEBERTH VILLARRUEL

O diagnóstico constatou que 70% dos municípios mato-grossenses apresentaram um resultado adequado ou satisfatório. Por outro lado, há desafios ainda a serem enfrentados. Entre eles o relator destacou que devem ser realizadas auditorias internas frequentes. Nesse sentido, o presidente da Associação dos Controladores Internos dos Municípios, Heberth Villarruel, elogiou a iniciativa do TCE-MT em realizar a capacitação. "A preocupação em orientar atende aos anseios destes profissionais e reconhecemos no TCE-MT um parceiro no fortalecimento do controle interno", afirmou.

Desde 2007, o Tribunal de Contas de Mato Grosso tem realizado ações voltadas a implementação e fortalecimento do controle interno nos 141 municípios de Mato Grosso. Em 2008 foi instituído um cronograma de adequação e implementação do controle interno nos municípios a ser cumprido em cinco anos e ainda foi elaborada o "Guia para Implantação do Sistema de Controle Interno".

Fonte: TCE-MT