altCom a participação de autoridades e agentes que atuam diretamente no combate à violência infantila Secretaria Municipal Ação e Promoção Socialrepresentado pela atual Secretaria Sr Euristela Terezinha de Campos Ferreira em parceria com o Conselho Tutelar e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em comemoração ao “Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e adolescentes” teve inicio na manhã de ontem (19), com uma blitz informativo-educativas, percorrendo as ruas do Município. Há noite apartir das 19h00min teve inicio a uma palestra realizada no prédio da Câmara Municipalonde foram tratados vários assuntos, a população pode participar de uma apresentação de teatro com musica e contou com um nº considerável de participantes.

O presidente da Câmara, vereador Itor Pires de Camargo prestigiou o evento realizado nas dependências da Casa.

Além do Presidente da Câmara Itor, a mesa de abertura dos trabalhos foi composta pelo Prefeito Hugo Garcia, Vice-perfeitra Mirian Strey,  pela Secretaria Municipal Ação e Promoção Social Srª Euristela, vereadora Sandra Regina, representante da Igreja Católica Adinai Terezio, e o e pela representante do Conselho Municipal de Defesa da Criança e Adolescente, Letícia Campos Ferreira, o Sr Luiz Alves Barreto Pastor da Primeira Igreja Batista.

Apesar do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil ser celebrado em 18 de maio, a Administração do Município resolveu realizar as comemorações no dia 19 para que a data pudesse reunir um numero maior de participantes. De acordo com a Secretaria de Ação e Promoção Social Sr Euristela Terezinha de Campos Ferreira, “o evento de hoje pretende unir a comunidade em uma ação local e com objetivo maior da ação é conscientizar jovens e adultos sobre a importância da denúncia em casos de abuso a menores.”.

Lembrando que o Disque 100 é uma importante ferramenta para que a sociedade denuncie os casos de violência contra crianças e adolescentes e funciona diariamente, inclusive nos fins de semana e feriados. As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos de proteção, defesa e responsabilização, de acordo com a competência e as atribuições específicas, priorizando o Conselho Tutelar como porta de entrada, no prazo de 24 horas, mantendo em sigilo a identidade da pessoa denunciante.

altO Presidente da Câmara Sr Itor Pires de Camargo parabenizou os organizadores do evento em especial a Secretaria Euristela, pela iniciativa e frisou a importância desse tipo de palestra para o Município, que a campanha tem o objetivo de sensibilizar, mobilizar e informar as pessoas sobre a luta pela defesa das crianças e adolescentes.

A ESCOLHA DA DATA SE REFERE A 18 DE MAIO DE 1973, QUANDO ARACELI CABRERA SANCHES, UMA MENINA DE OITO ANOS, FOI SEQÜESTRADA, DROGADA, ESPANCADA, ESTUPRADA E MORTA EM VITÓRIA (ES) POR MEMBROS DE UMA TRADICIONAL FAMÍLIA CAPIXABA. APESAR DE DIVERSAS PESSOAS TEREM TESTEMUNHADO O CRIME, NÃO HOUVE DENÚNCIA E O CASO FICOU IMPUNE.

O texto abaixo foi cedido pela Sandra Medeiros Coordenadora CRAS.

A campanha “Faça Bonito-no Dia 18 de Maio” deu-se inicio em Santa Rita do Trivelato no dia 07 de Maio de 2014 com uma reunião de trabalho entre a secretaria de Assistência Social, CRAS Centro de Referencia de Assistência Social, igrejas evangélicas, Conselho Tutelar e Câmara Municipal onde foi iniciada a Campanha efetivamente  e durante este período foram realizadas palestras alusivas  ao tema. Ao encerrarmos a campanha na manhã deste dia 19 de Maio com uma passeata nas principais avenidas de Trivelato fazendo um chamamento a sociedade pra juntos abraçarmos esta causa, encerramos as 19:00 hs com uma ação conjunta de  toda a comunidade, estudantes, igrejas, Conselho tutelar , CRAS, Secretaria de Assistência Social, Poder legislativo e Executivo.

Dentre as muitas falas podemos classificar como positiva a ação pois todos se engajaram na causa, uma vez que a família é a célula mater da sociedade e quando a fortalecemos prevenimos futuros desarranjos sociais.

“Esquecer é permitir, Lembrar é combater”.

O CRAS - Centro de Referencia de Assistência Social agradece a todos os colaboradores que abraçaram a causa conosco.

Euristela Campos - Secretaria de Assistência Social

Sandra C. S. Medeiros- Coordenadora do CRAS

Patricia Trentin - Psicóloga

Davi Ferreira de Souza Junior - Motorista

Silvia Catarina - Assistente Social

Alessandra Frares – Agente Administrativa

Rute dos Santos Lira - Orientadora Social

Maristela Haupt - Recepcionista

Daiane de Jesus Pereira - Gestora do Bolsa família

Tamyris - Entrevistadora

Em oportunidade gostaríamos de deixar tanto o site da Câmara como a mesma a inteira disposição da comunidade de Santa Rita do Trivelato.

Veja as fotos: