A importância das Câmaras Municipais foi ressaltada pelo presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, José Carlos Novelli, na abertura do Ciclo de Capacitação Gestão Eficaz, realizado pelo TCE-MT e a União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (UCMMAT). Voltado para a capacitação de vereadores e servidores das Câmaras, o evento que contou com a participação de 750 pessoas, teve início na manhã desta quarta-feira (6/03), no Centro de Eventos Pantanal, e encerra nesta quinta-feira (7/03). “É na porta do vereador que a sociedade bate para levar suas demandas o que demonstra que os legisladores são peças fundamentais quando se busca melhorias para a população”, afirmou Novelli.

“É na porta do vereador que a sociedade bate para levar suas demandas o que demonstra que os legisladores são peças fundamentais quando se busca melhorias para a população” José Carlos Novelli, conselheiro presidente do TCE-MT

O governador do Estado, Silval Barbosa, enalteceu os avanços do controle externo no que diz respeito ao aprimoramento de gestores por meio de capacitações. “As ações orientativas do Tribunal de Contas de Mato Grosso tem colocado a instituição numa posição de referência nacional”, disse. O governador ainda lembrou que vai assinar o termo de adesão ao Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) do TCE-MT que será assinado no próximo dia 12/03. As primeiras pastas a participarem das ações do PDI são as Secretarias de Estado de Saúde, Educação e Segurança.

Presidente da ATRICON, conselheiro Antonio Joaquim, palestrou no Ciclo Gestão Eficaz 2013

“Levar conhecimento aos membros da gestão pública é uma das funções mais importantes, pois evitamos falhas e, consequentemente, futuras punições”, afirmou o conselheiro Antonio Joaquim que palestrou, na manhã desta quarta-feira, sobre “O Papel dos Vereadores no Estado Democrático de Direito”.

As Câmaras Municipais de Mato Grosso tiveram uma renovação de 66% nas eleições de 2012. “São pessoas novas que estão adentrado o Legislativo e precisam se qualificar, por isso buscamos essa parceria com o TCE-MT”, afirmou o presidente da UCMMAT, vereador Unirio Schirmer.

Além de vereadores, o curso atende ainda a contadores, controladores internos e assessores. O objetivo é capacitar os poderes legislativos municipais sobre o papel dos vereadores, suas funções legislativas e fiscalizatória, o relacionamento com o Tribunal de Contas de Mato Grosso e a gestão administrativa, contábil, financeira e orçamentária das Câmaras Municipais. O evento atende ao Objetivo 5 do Plano Estratégico que é contribuir para a melhoria do desempenho da administração pública.

Além de vereadores, o curso atende ainda a contadores, controladores internos e assessores

A mesa de abertura foi composta pelo presidente do TCE-MT, José Carlos Novelli, o governador do Estado, Silval Barbosa, o vice-governador, Chico Daltro, o secretário chefe da Casa Civil, Pedro Nadaf, o deputado estadual Dilmar Dalbosco, representando o presidente da Assembleia Legislativa, José Riva, o corregedor-geral do TCE-MT e presidente da Atricon, conselheiro Antonio Joaquim, o representante do Ministério Público, Mauro Delfino Cezar, o procurador do Ministério Público de Contas, William de Almeida Brito, o superintendente do Sebrae-MT, José Guilherme Barbosa, o secretário de Fazendo de Cuiabá, Guilherme Muller, o representante da AMM, Darci Lovato, o presidente da Câmara de Cuiabá, João Emanuel, o deputado estadual, Ademir Bruneto, o conselheiro substituto do TCE-MT, Moisés Maciel, a deputada estadual Luciane Bezerra, o presidente da UCMMAT, Unirio Schimer e a presidente eleita, Ismailli Danassan.

Fonte: TCE-MT
Fotos: ASCOM TCE-MT, UCMMAT e Everaldo Galdino
(Blog o Pentelho)