GWS Logomarca CM Santa Rita do Trivelato MT 2017 2020

Câmama Muncipal realiza evento do dia Internacional da Mulher

Publicado por:

Foi realizado na ultima sexta feira (23/03) na Câmara Municipal o Dia Internacional da Mulher, participaram do evento Mulheres do Município e autoridades.

Houve abertura com a oradora e Fonoaudióloga, Lidia Araceli Grilo Taborda que fez as apresentações.

Logo em seguida as alunas da Escola Estadual Cândido Portinari que  homenagearam as mulheres com uma música intitulada : “Essa Mulher Sou Eu

Renata Viana que é advogada, consultora política, fez a palestra sobre os desafios e perspectivas da mulher no mercado e na política.

A ideia de celebrar essa data surgiu no início do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, com objetivo de reafirmar a luta das mulheres por melhores condições de vida, trabalho e pelo direito ao voto.

A data veio a se firmar somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, onde ficou decidido que o dia 8 de março homenagearia as mulheres que morreram em um incêndio em uma fábrica de tecidos durante manifestação por melhorias nas condições de trabalho, em 1857, na cidade Nova York, e, portanto, todas as mulheres do mundo.

Em 1975, foi designado pela ONU (Organizações das Nações Unidas) como o Ano Internacional da Mulher, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas como forma de lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres.

No Brasil, o marco da luta feminina foi há 83 anos, com a aprovação do Código Eleitoral de 1932, quando as mulheres conquistaram o direito de votar em eleições diretas.

O Presidente da Câmara Muncipal de Vereadores João Francisco Batistela, (chico) que também prestigiou  o evento deixou sua mensagem para todas a Mulheres presentes: " Quero parabenizar a todas as Mulheres  pelo dia Internacional da Mulher; sabemos que todos os dias são o dia da Mulher, mas hoje com iniciativa da Câmara de Vereadores , separamos um dia especial para homenagea-las pelo grande dia. Parabéns pela garra , determinação de cada uma, também pela organização,  agradeço  a Vereadora  Nelci  e a vereadora Rosa , que representam as Mulheres do Municío aqui na casa das Leis. Parabéns e aproveitem este dia. Muito Obrigado. Disse.

Também estiveram presentes os Vereadores , Ezequiel da Silva Costa , Wanderson Pereira (Panda) e Divino Pereira (Japão)  e Secretários do Executivo.

A Vereadora Nelci Venturini Dal' Oglio  fez agradecimentos  e entregou   flores para a  palestrante Renata Viana.

Em seguida as alunas da Escola  Estadual Cândido Portinari fizeram  mais uma apresentação  de Teatro.

Reconhecendo a importância da participação feminina na sociedade

Foi convidado  algumas mulheres trivelatenses para   deixarem  sua mensagem de seus desafios e conquistas frente as funções que desempenham;

Srª Maria Paulino  falou  sobre sua experiência de mulher dona de casa.

Srª Teodosia Koss falou sobre sua experiência de mulher  educadora,

A Srª Aracelli Bianchesi da Silva também falou sobre sua experiência como mulher que cuida da saúde pública.

Logo a Srª Eliane Poleto falou sobre sua experiência de mulher da agricultura, a Srª Alvina Strey falou sobre sua experiência da mulher na política.

Também a empresária Srª Tatiana Batistela falou da sua experiência de mulher empreendedora, e por fim a  Srª Polyana Zleider relatou sobre sua experiência como mulher que é Mãe.

Ao final a oradora Lídia  agradeceu a presença de todas  as Mulheres em nome da Câmara Municipal  pelas suas palavras e exemplos. "Esta solenidade é apenas uma singela homenagem para todas as mulheres, que merecem ser lembradas, amadas e admiradas todos os dias é o  desejo de todos os vereadores e autoridades aqui presentes, parabenizar  a  todas as mulheres do município.” Disse.

Ao fim do evento hove sorteio de alguns brinde doados pelos vereadores , pela funcionária Silvana Siperreki e pela assistência social após convidamos todos para o coofe brake.

Demais fotos você encontra em nossa página do Facebook: https://www.facebook.com/CamaraSantaRitaTrivelato/

Fotos: E. Siqueira

{gallery}2018/DIA DA MULHER 2018{/gallery}