GWS Logomarca CM Santa Rita do Trivelato MT 2017 2020

Santa Rita do Trivelato/MT atinge o 4° Lugar no Rank da Educação Nacional no IDEB

Publicado por:

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou hoje (4/09) no site http://ideb.inep.gov.br/resultado/  que reúne o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de cada escola do País – principal parâmetro de qualidade da educação Nacional. No portal, é possível acessar, além do desempenho dos estudantes, informações sobre a infraestrutura, funcionários e gestão de cada instituição avaliada em 2017. É possível ainda comparar escolas.

IDEB 2No Município de Santa Rita do Trivelato/MT o  Ideb de 2017 nos anos iniciais de  4° Séria e 5° Ano da rede pública já atingiu a meta e alcançou 6,6 más teve queda em relação ao IDEB de 2015 alcançando o maior do Pais com. 7.2.

Agora em 2017 o Município  ficou com 6.6 que  é  a 4° melhor nota do País e esta acima da média do Município com meta estipulada em 6.0 as notas  são padronizada em português e matemática de acordo com a Prova Brasil e tem o desafio de garantir mais alunos aprendendo e com um fluxo escolar adequado e indicador de aprendizado varia de 0 até 10 e quanto maior, melhor. Porém o 10 é praticamente inatingível - significaria que todos alunos obtiveram rendimento esperado.

A Escala Saeb varia dependendo da disciplina e da etapa escolar. As habilidades mais complexas em português estão concentradas nas pontuações que variam entre 325 a 350 no 5º ano, 375 a 400 no 9º ano e 400 a 425 no Ensino Médio; e em matemática nas pontuações que variam entre 325 a 350 no 5º ano, 400 a 425 no 9º ano e 450 a 475 no Ensino Médio.  IDEP 2

O Ideb é calculado com base no aprendizado dos alunos em português e matemática (Prova Brasil) e no fluxo escolar (taxa de aprovação). Veja o Ideb do município e a situação das escola.

S MG 2003ecretário Municipal de Educação Paulo Madson Vieira, agradeceu a todos os profissionais da educação Pais , colaboradores,gestores e alunos do Município:

"Caros colegas professores, profissionais da educação, pais, colaboradores, gestores e alunos deste município... Reconhecendo os inúmeros desafios enfrentados diariamente por todos... sinto na obrigação de nos encorajar ainda mais para os desafios vindouros... mesmo com base a inúmeras alternâncias realizadas durante os últimos anos... as quais sem sombra de dúvidas impediram-nos a continuidade dos trabalhos (segmentação)... mas mesmo com referência aos inúmeros obstáculos e a caótica e catastrófica situação educacional avaliada e apresentada pelo Ideb (Índice de desenvolvimento da educação básico)... ainda nos posicionamos em situações favoráveis e com destaque no cenário... sabemos que não estamos satisfeitos com os números porque podemos avançar ainda muito mais... mas temos a plena certeza que estamos no caminho certo a exemplo de outros municípios... parabéns a todos!!!  Temos a 4 (quarta) posição nos anos iniciais, compartilhamos a 8 (oitava) melhor nota nos anos finais e no ensino médio (com base aos demais municípios do estado de MT)... nos assegurando um sentimento que podemos fazer a diferença e continuar avançando continuamente!!! Continuemos acreditando!!! Parabéns!!!" Disse.

O Ideb, divulgado ontem (3) pelo Ministério da Educação (MEC), avalia o ensino fundamental e médio no país, com base em dados sobre aprovação nas escolas e desempenho dos estudantes no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), com exames de língua portuguesa e matemática.

Desde a criação do indicador, em 2007, foram estabelecidas diferentes metas (nacional, estadual, municipal e por escola) que devem ser atingidas a cada dois anos, quando o Ideb é calculado. O índice vai de 0 a 10. No site, é possível consultar se a escola cumpriu a meta para cada etapa de ensino. Os dados divulgados pelo MEC mostram que o país cumpriu a meta nacional apenas nos anos iniciais do ensino fundamental, etapa que compreende do 1º ao 5º ano.

A meta para o Brasil é alcançar a média 6 até 2021, patamar educacional correspondente ao de países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Este ano, pela primeira vez, o Inep divulga o Ideb por escola, no ensino médio. Até a última divulgação, em 2015, eram apresentados apenas os índices do ensino fundamental.

Fonte: https://www.qedu.org.br/cidade/1037-santa-rita-do-trivelato/ideb

Fotos: Eliseu Siqueira